Caracterização de espermogramas realizados em policiais militares atendidos no laboratório do hospital do policial militar de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.36414/rbmc.v7i18.100Palavras-chave:
infertilidade, militares, reprodução humana, espermograma, FertilidadeResumo
A importância da avaliação da saúde sexual do homem é relevante e contribui para prevenção e cuidado com relação a doenças e causas de disfunções sexuais ou infertilidade. O espermograma é um exame importante para verificar se o volume do esperma, o pH (acidez), a viscosidade, a cor e a liquefação do sêmen apresentam-se normais, dentre outras análises. A caraterização do espermograma de determinados homens, como os militares, contribui para uma abordagem comparativa com a literatura e detecção de associações com hábitos de vida específicos que auxiliam na prevenção e cuidados essenciais para a melhoria da saúde. O objetivo deste estudo é de caracterizar os espermogramas em policiais militares atendidos no laboratório do Hospital do Policial Militar de Goiás e relacionar com fatores antropométricos e metabólicos. Trata-se de um estudo transversal realizado entre os anos de 2008 e 2018, em que foram descartados os pacientes vasectomizados. Assim, os resultados de 46 espermogramas, no período de 2008 a 2018 foram tabulados e associados com resultados de glicemia em jejum, perfil lipídico e IMC. Os resultados de três pacientes vasectomizados foram excluídos, sendo que nos 43 indivíduos restantes, a média de idade foi de 36 anos e 70% (9/13) apresentaram valores aumentados do IMC. Com relação aos níveis glicêmicos, 18% (3/17) manifestaram-se elevados e observou-se quadro de dislipidemias em 40% (6/15) dos analisados. Em relação as alterações encontradas no espermograma: 37% possuíam necrospermia; 5% apresentaram teratospermia; 37% dos indivíduos apontam hipospermia; 24% manifestaram oligospermia; 50% dos avaliados apontam astenopermia. A caracterização dos espermogramas, juntamente com fatores antropométricos e metabólicos dos policiais militares, mostraram que é importante o rastreio e as pesquisas relacionadas a esse assunto, pois podem estar relacionados com a fertilidade e hábitos importantes na vida desses profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Brasileira Militar de Ciências implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira Militar de Ciências como o meio da publicação original. Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a LicençaCreative Commons no rodapé desta página)