Experimentação de diferentes métodos para conservação de coletâneas fúngicas
DOI:
https://doi.org/10.36414/rbmc.v6i16.62Palavras-chave:
Conservação de culturas fúngicas; Micoteca; Banco de cepas fúngicas.Resumo
A micologia é importante para a humanidade, proporcionando avanços científicos como a criação de antibióticos, tendo relevância em pesquisas que movimentam a medicina, indústrias farmacêuticas, agricultura e veterinária. Os fungos possuem morfologia complexa e necessitam constantemente de avaliações para conhecimento dos seus efeitos benéficos e nocivos. Assim, pesquisadores buscam métodos de conservação que mantenham a integridade morfofisiológica de culturas fúngicas. Neste contexto, nosso estudo objetivou realizar uma pesquisa qualitativa, por um período de 180 dias, avaliando três diferentes métodos de conservação de culturas fúngicas, com a finalidade de criação e manutenção de uma micoteca. Na metodologia adotada foram utilizadas quatro cepas fúngicas: Cryptococcus spp., Microsporum spp., Rhodotorula spp. e Trichophyton spp., as quais foram conservadas pelos métodos: água destilada estéril (Método de Castellani), óleo mineral estéril e repiques contínuos em Ágar Sabouraud e Mycosel. Ao término da realização dos testes, a técnica que apresentou o melhor resultado foi a conservação em água destilada estéril, apresentando como vantagens: baixo custo, facilidade de execução, acondicionamento em pequenos espaços, ausência de contaminantes e conservação satisfatória da integridade fúngica. O estudo confirmou a eficácia do método de conservação em água destilada estéril na manutenção de coletâneas fúngicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Brasileira Militar de Ciências implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira Militar de Ciências como o meio da publicação original. Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a LicençaCreative Commons no rodapé desta página)